rua em cuba

Como Estudar em Cuba? Bolsas de estudo, requisitos e documentação

Como estudar em Cuba? Esta é a pergunta que muitos brasileiros fazem, principalmente, aqueles que desejam estudar medicina.

Cuba não é conhecida mundialmente apenas pelos conflitos políticos com os Estado Unidos, mas também por ser hoje referência na área da educação.

Para se ter uma ideia, não existe quase analfabetismo em Cuba e 70% da população possui nível universitário. Atualmente, o país caribenho tem-se destacado principalmente em áreas como a Medicina, Agroindústria, Esportes e Artes.

Fique ligado nos próximos parágrafos para saber mais sobre como estudar em Cuba.

rua em cuba
Rua em Cuba | Foto Ilustrativa

Quem estudar em Cuba encontrará…

Um dos destinos culturais e turísticos mais popular da América Latina. E aquele que optar por estudar em Cuba vai encontrará:

  • Boas companhias, pois lá, já é o lar de cerca de 22.500 estudantes internacionais
  • Vivenciar o cotidiano de um país com uma cultura rica e diferente da nossa

Há mais de 60 universidades em Cuba, todos elas públicas. Como na maioria dos países, a educação superior cubana é dividida em três etapas, mais ou menos correspondente ao bacharelado, mestrado e doutorado.

A primeira etapa geralmente dura pelo menos quatro anos, um pouco mais (cinco ou seis anos) para cursos como medicina, que é uma das especialidades que atrai mais estudantes a Cuba.

Bolsa para estudar em Cuba

Para ingressar no ensino superior em Cuba o estudante tem:

  1. Autofinanciamento, no qual o estudante arca com todas as despesas
  2. Bolsa de estudo em parceria entre Brasil e Cuba (que não está muito comum)
  3. Bolsas de estudo oferecidas pelo próprio governo de Cuba.

Caso opte pelas bolsas de estudo existe toda uma burocracia a ser seguida.

Para adquirir uma bolsa de estudo em Cuba é necessário que aja a solicitação por meio das instituições oficiais, políticas, governamentais e sociais.

A bolsa dá direito a moradia, alimentação e estudos. No entanto, os custos das passagens aéreas da ida e volta fica por conta do estudante.

Como estudar em Cuba: programas de estudo

Todos os anos, estudantes estrangeiros têm a oportunidade de estudar em Cuba, por meio de diferentes programas de bolsas de estudos e intercâmbio.

Segundo dados do Ministério do Ensino Superior de Cuba, desde o ano de 1959, mais de 56.000 estudantes estrangeiros de 137 nacionalidades foram treinados na ilha. Atualmente, estudam em Cuba: 11.223 estudantes estrangeiros de 133 países.

Entre os programas de estudo em Cuba estão:

  • Programa de Bolsas de Estudo oferecido pelo governo da Federação Russa a Cuba, que oferece 100 bolsas de estudo
  • Programa de bolsas oferecido pelo governo da China para Cuba. A chamada é emitida todos os anos em setembro e as propostas endossadas pelas IES são recebidas antes de 30 de janeiro de cada ano.
  • Programa de Bolsas de Estudo oferecido pelo Governo do Vietnã a Cuba
  • Bolsas de Estudo CONACYT do México e do Ministério de Relações Exteriores, também do México;
  • Bolsas ICETEX da Colômbia
  • Bolsas de ITEC da Índia; entre outras.

Para obter informações sobre o Sistema de Ensino Superior de Cuba e conhecer sua oferta educacional, você precisa verificar o site do Ministério de Ensino Superior de Cuba.

Principais cidades para estudar em Cuba

Cuba possui inúmeras cidades, tanto do interior quanto do litoral, que valem a pena visitar.

Mas essas seis cidades são as melhores para os alunos, devido às suas escolas internacionais, facilidade de viagem e atrações turísticas.

Havana

A capital de Cuba, Havana, está alinhada com a arquitetura colonial espanhola. As principais atrações da cidade incluem o Castillo de la Real Fuerza, o Capitólio Nacional (um marco emblemático da década de 1920), a barroca Catedral de San Cristóbal e a Plaza Vieja.

Havana também abriga a Universidade de Havana, a mais antiga de Cuba (e uma das primeiras fundadas nas Américas em geral). Ele registra mais de 24.000 estudantes, o que significa que a cidade está cheia de jovens.

Este é o lugar mais fácil para os estudantes viajarem, pois também atrai a maioria dos viajantes internacionais e, portanto, atende a alunos de espanhol que ainda não são fluentes, mas estudam.

Baracoa

Em 27 de novembro de 1492, Cristóvão Colombo visitou Baracoa, município e cidade na província de Guantánamo, perto da ponta leste de Cuba. Então, em 15 de agosto de 1511, o primeiro governador de Cuba, o conquistador espanhol Diego Velázquez de Cuéllar, fundou a cidade. Portanto, é o mais antigo assentamento espanhol em Cuba e foi a primeira capital do país.

A história histórica é ideal para estudantes que desejam aprender sobre as raízes de Cuba. Um bônus adicional: Baracoa também é a base ideal para caminhadas no El Yunque, uma montanha com vista para a cidade, a apenas 30 minutos da praia.

Cem fogos

Cienfuegos, uma cidade na baía de Bahía de Cienfuegos, na costa sul de Cuba, é conhecida por seus edifícios da era colonial que lotam a praça central, chamada Parque José Martí. É o lar do Arco do Triunfo, que comemora a independência cubana, o que faz valer a pena uma visita para estudantes interessados ​​na rica história de Cuba.

É especialmente único porque foi fundado pelos franceses, e não pelos espanhóis. E Cienfuegos também abriga a Universidade de Cienfuegos, “Carlos Rafael Rodríguez”, o que significa que já existem outros estudantes que se reúnem na cidade.

Santiago de cuba

Se você for a Cuba para dançar salsa ou estudar, Santiago de Cuba, a capital da província de Santiago de Cuba, no sudeste de Cuba, é onde você precisa visitar. A cidade é reconhecida por sua cultura afro-cubana.

E, na história mais recente (1959), a praça Parque Cespedes, foi onde Fidel Castro declarou famosa a revolução como um sucesso.

Você pode explorar desde o Castillo de San Pedro de la Roca, uma fortaleza do século XVII com vista para a baía, até todas as estruturas coloniais históricas espanholas ao redor da praça.

Mais uma vez, Santiago de Cuba também recebe muitos alunos, pois é o lar de escolas como o Instituto Superior de Ciências Médicas de Santiago de Cuba.

Viñales

Para os estudantes que procuram viajar fora do caminho mais conhecido e conhecer a vida cotidiana real em uma cidade cubana, Viñales faz sentido.

Orquídeas e palmeiras apimentam a cidade ocidental, repleta de casas de madeira coloridas da era colonial e um Museu Municipal que conta as histórias da história da região.

Viñales também serve como porta de entrada para as montanhas Sierra de los Organos e o vale Viñales, que oferecem aos estudantes um descanso natural da vida na cidade.

Trinidad

Trinidad, uma cidade antiga colonial no centro de Cuba, é reconhecida por suas ruas de paralelepípedos e pela praça principal em estilo barroco da Revival, a Plaza Mayor, cercada por grandes edifícios coloniais barrocos da Revival.

A cidade possui muitos museus, como o Museo Romántico, que possui uma coleção de arte e antiguidades do século XIX, e o Museo de Arquitectura Colonial, que tem relíquias da era produtora de açúcar de Trinidad.

Como estudar medicina em Cuba

Como em outros países, estudar medicina em Cuba envolve cursos intensivos, passar em avaliações e programa de residência.

Diferentemente da maioria dos países, Cuba tem historicamente oferecido escolaridade acessível para a população de baixa renda, mesmo o curso de medicina.

Além disso, o país tem um dos melhores sistemas de saúde de qualquer país em desenvolvimento. A maioria das universidades oferecem um programa de seis anos ministrado em espanhol, e parte de um modelo de aprendizagem cooperativa.

Existem muitas universidades cubanas de medicina que prepara os futuros alunos para a carreira de médico.

O Ministério da Saúde financia o programa Escola de Medicina da América Latina, que admite estudantes de todo o mundo, incluindo os brasileiros.

Faculdades de medicina em Cuba

  • Centro Latino Americano de Medicina de Desastres (clamed) – direcionada a realizar pesquisas e treinamento na questão da medicina de catástrofes. A escola fica na capital de Havana. Um dos principais objetivos do clamed é formar uma coleção internacional de estudantes e profissionais de todo o mundo, especialmente os cidadãos latino-americanos. A escola recebe apoio de governos e organizações internacionais de 35 países que também ajudam a orientar os seus objetivos.
  • Pedro Kourí Instituto de Medicina Tropical – é uma escola médica em Havana, que enfatiza os esforços para melhorar a saúde da população local, bem como contribuir para a saúde global. O instituto se concentra em oferecer assistência médica que utiliza a tecnologia de ponta. O instituto divide seus programas de educação em várias divisões acadêmicas, incluindo parasitologia, microbiologia, educação continuada, hospital, epidemiologia, biossegurança e informática e bioestatística. Os futuros alunos e profissionais podem optar por se inscrever em um desses programas ou frequentar cursos individuais para o desenvolvimento profissional.
  • Faculdade de Medicina da América Latina – fornece um currículo único para todos os estudantes que compreende sete anos de estudo. Em um ano, os alunos fazem cursos de língua espanhola. Faculdade de Medicina da América Latina

Busque na internet informações sobre cada um destes programas e veja como são feitas as inscrições e forma de seleção para estudar em Cuba.

Como estudar em cuba e fazer medicina lá
Estudar Medicina em Cuba

Os custos para estudar no exterior em Cuba

Os custos para estudar em Cuba variam dependendo de onde e do que você está estudando.

Isso ocorre porque existem mais de 60 universidades no país, todas públicas, divididas em três etapas: bacharelado, mestrado e doutorado.

Custo médio das universidades cubanas variam entre US $ 20.000 e US $ 40.000 para todo o curso, dependendo da escola e do curso, de acordo com a Top University.

Como estudar em Cuba: comece pelo Espanhol

Quem decidir estudar em Cuba deve dominar o espanhol.

Tente algo divertido como fazer um dia por semana chamado “dia de espanhol”. Onde você só falará a língua espanhola em sua casa.

Parece simples, mas isso ajudará você a usar conversação em espanhol no cotidiano.

Quanto mais você adaptar-se ao uso de uma nova linguagem, mais fácil será usar o idioma espanhol em público. Em breve, você será falante!

Você domina o espanhol? Então, veja quais empresas que você pode trabalhar como tradutor.

2 comentários em “Como Estudar em Cuba? Bolsas de estudo, requisitos e documentação”

  1. Olá J Raffa. Me chamo Samuel Chuengue, sou carioca e vivo em SP e tenho 30 anos. Nessa semana, recebi a noticia da minha aprovação no curso regular da EICTV, a escola de cinema de cuba, que fica em Santo Antonio de Los Banos. Pesquisando sobre bolsas, achei a sua materia. Tenho pesquisado há alguns dias sobre o assunto, mas pelo que vi, é raro encontrar alguma bolsa que se adeque a EICTV, uam vez ela nao chega a ser reconhecida pelo MEC. Ela também nao exige ter ensino superior completo ou estar cursando, no caso se assim fosse, se enquadraria numa segunda graduação ou intercambio mesmo.

    Como eu faço pra saber se essa bolsas citadas na materia (da Russia, Vietna, etc) se aplicam a minha situacao? A EICTV hoje custa 6 mil euros por ano e o curso tem duracao de 3 ano, ou seja 18 mil euros, em torno hoje de 110 mil reais. Esse valor esta completamente distante da minha realidade, apesar de ja trabalhar como editor de video, o meu faturamento anual nunca chegou a essa quantia, por exemplo. Enfim, estou trocando ideia e expondo a minha sitaucao para tentar articular essa ida.

    Desde ja obrigado pelo conteudo e se houver alguma informacao nova que voce tenha e possa compartilhar, agradeço.

    Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *