procurrar vaga de emprego no linkedin

Como usar o LinkedIn para conseguir emprego em 2020

Se você está procurando um novo emprego, o LinkedIn é um bom lugar para começar sua pesquisa.

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Uma rede em que você precisa estar se estiver interessado em procurar trabalho ou promover sua carreira.

Saber usar o LinkedIn da maneira correta e ter um perfil otimizado são dois fatores fundamentais para conseguir o trabalho que você deseja.

Para isso, preparamos aqui um guia com o passo a passo sobre como usar o LinkedIn para conseguir emprego.

quais são as razões que você deve usar o linkedin
Mulheres segurando a logo do LinkedIn

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social para profissionais fundada no ano de 2002 e lançada em maio de 2003 por Reid Hoffman, Allen Blue, Konstantin Guericke, Eric Ly e Jean-Luc Vaillant.

Em outubro de 2008, quando já possuía mais de 25 milhões de usuários, a empresa ingressou na Bolsa de Valores dos Estados Unidos, sendo uma das primeiras redes sociais a aparecer na bolsa de valores.

Atualmente, a rede tem mais de 500 milhões de usuários em mais de 200 países, incluindo profissionais de diversas áreas e grau de formação.

Saber usar o LinkedIn pode aumentar as chances de conseguir emprego mais rápido, mesmo tendo pouca experiência.

Para que serve o LinkedIn?

O LinkedIn é a melhor ferramenta online para estabelecer contatos profissionais (networking), tornar-se conhecido na área de atuação e, é claro, procurar trabalho.

Ao mesmo tempo, as empresas utilizam a rede social para encontrar e selecionar novos talentos, além de compartilhar informações sobre a empresa, notícias, eventos, etc.

Como você pode ver, LinkedIn é indicado tanto para usuários que quer conseguir emprego quanto para empresas que procuram novos talentos.

O LinkedIn é o local ideal para estabelecer essa conexão (profissional/emprega. Aproveite e descubra as 07 razões para você usar o LinkedIn.

Como usar o LinkedIn para conseguir emprego de forma eficaz

Como você pode ver, é essencial saber como usar o LinkedIn para conseguir emprego e criar um bom perfil que se destaque e seja encontrado pelas empresas.

Aqui estão algumas dicas para usar o LinkedIn de maneira eficaz:

Currículo Online

O LinkedIn funciona como um currículo online. Nele você pode mostrar todas as suas informações para que a empresa o conheça e conheça sua carreira ao visitar seu perfil profissional.

Talvez essa seja a funcionalidade mais conhecida dessa rede para profissionais, mas vai muito além de um simples currículo online.

Um currículo no LinkedIn é muito poderoso, pois as empresas poderão acessar suas informações atualizadas, não é mais necessário enviar dezenas de currículos e entregá-los manualmente. Visitar o seu perfil será suficiente.

Aumente sua presença no LinkedIn

Diante dessa evolução, tornou-se muito importante, especialmente os profissionais que procuram emprego, criar um perfil no LinkedIn.

No entanto, existem algumas “regras” que devem ser respeitadas para tirar o máximo proveito desta ferramenta.

Acima de tudo, não devemos considerar o LinkedIn como um site onde apenas colocamos nosso currículo e esperamos ser contatados.

O LinkedIn é muito mais do que isso, é uma espécie de fórum online para o compartilhamento de redes e conhecimento.

Personalize seu URL

O LinkedIn nos fornece um URL quando criamos um perfil e ele pode ser personalizado com seu nome e sobrenome.

Se você deseja alterar o URL, pode fazê-lo através do menu Editar, clicando em Configurações do seu perfil público.

Indica que você está em busca ativa de emprego

Uma maneira de usar o LinkedIn para conseguir emprego é colocar algumas palavras-chave relacionadas a sua vida profissional a serem identificadas e encontradas em seu perfil pelas empresas e recrutadores: enfermeiro, desenvolvedor java, professor, psicólogo, arquiteto…

Destaque perfil

Você deve demonstrar que seu perfil é atraente e único: para conseguir isso, você deve destacar as palavras-chave que identificam seu perfil e enfatizar os objetivos alcançados em sua experiência profissional.

Atualize suas habilidades

Edite seu perfil, adicione habilidades e conhecimentos que o identifiquem em sua área. Essa opção também possui uma vantagem adicional, pois seus contatos podem pesquisar suas habilidades, o que nos dará maiores possibilidades quando eles nos procurarem.

Participe dos grupos

Encontre grupos de interesse e torne-se um membro ativo e interaja com outros profissionais.

Se você tiver um grande número de contatos, poderá criar seu próprio grupo e convidar profissionais que possam fornecer informações de interesse de todos.

Agregue valor ao seu perfil

Adicione sites que ofereçam informações sobre seu trabalho.

Além disso, se você tiver um site ou blog, poderá adicionar o URL ao seu perfil.

Fazer contatos

Lembre-se, geralmente é melhor fazer contatos de qualidade do que ter um grande número de contatos.

procurrar vaga de emprego no linkedin
Encontrar emprego no LinkedIn

Como usar o LinkedIn para conseguir emprego

Existem diferentes opções ao procurar um emprego no LinkedIn.

Abaixo, você encontrará algumas maneiras de usar essa ferramenta para sua busca de emprego.

LinkedIn: login ou registro

O primeiro de tudo será o login no LinkedIn ou o registro, se você ainda não o fez. Para fazer isso, você deve acessar o LinkedIn  e fazer login ou se registrar preenchendo os dados.

Use o mecanismo de busca de emprego

Um dos destaques desta ferramenta é o seu mecanismo de busca de emprego. Aqui você pode acessar ofertas de emprego para todas as áreas em mais de 200 países.

Agora você só precisa colocar o que está procurando e o destino em que está procurando esse emprego.

Um conselho: se você deseja trabalhar em todo o mundo, pode clicar na opção “Todos” e as ofertas de emprego parecem funcionar no que você está procurando em todo o mundo.

Aqui está um exemplo de pesquisa de ofertas de emprego como enfermeiro.

A palavra selecionada foi: enfermeiro.

como usar o linkedin para conseguir emprego mais rápido
Pesquisa de vaga no LinkedIn

Aqui você verá duas colunas distintas. No lado esquerdo, você encontrará todas as ofertas de emprego. E no lado direito, as informações sobre a oferta de emprego que você selecionar.

Existem vários recursos que você pode usar para melhor refinar sua busca de trabalho com esta ferramenta.

Por exemplo, na barra superior, você pode selecionar ofertas de emprego por data de publicação, funcionalidades do LinkedIn, empresas ou nível de experiência.

Além disso, você pode acessar outros tipos de filtros para refinar ainda mais, clicando em «Todos os filtros».

Em seguida, na coluna da esquerda, você tem algumas opções extras, como classificar ofertas de trabalho por relevância ou data de publicação e ativar alertas de trabalho (tenha cuidado, isso pode ser muito interessante para não perder nada).

Na coluna da direita, você encontrará todas as informações sobre a oferta de emprego selecionada. Você pode salvá-lo para solicitá-lo mais tarde ou solicitá-lo diretamente.

Geralmente, no final de cada oferta de emprego, também são exibidas informações sobre a empresa que publicou a vaga.

Participar de grupos de emprego

Se você quer conseguir emprego no LinkedIn, é muito importante participar dos grupos, pois eles publicam muitas oportunidades, notícias e ofertas de emprego que não aparecem no mecanismo de pesquisa desta ferramenta.

Além disso, há um valor agregado; em muitos grupos, também existem gerentes de empresas e profissionais de seleção de pessoal. Mais do que suficiente para participar e seguir alguns grupos.

Trabalhe sua rede de contatos

É muito importante trabalhar e cuidar da sua rede de contatos, porque a partir daí podem surgir novas oportunidades e por meio do LinkedIn você pode entrar contato com quase qualquer pessoa.

Você não precisa entrar em contato com todos, isso é um erro. Você deve trabalhar na criação de uma rede de contatos. Você pode localizar pessoal de recursos humanos, headhunters, empresas de seleção, empresas em que gostaria de trabalhar ou pessoas com quem gostaria de trabalhar.

Ao enviar sua proposta de convite para conectar-se a esse contato, lembre-se de personalizá-la adequadamente, não vale a pena enviá-la a todos.

Conclusões: como usar o Linkedin para conseguir emprego

O LinkedIn é uma ferramenta poderosa para procurar emprego. Você deve saber como usá-lo e se posicionar de forma correta.

Para fazer isso, cuide do seu perfil, faça contatos, participe e procure oportunidades pelas quais você é realmente capacitado.

Prepare-se bem, faça relacionamentos, converse, mostre o que vale e tudo virá.

Encontrar um emprego não é fácil, mas com esta ferramenta você terá muitas possibilidades.

E você, você usa o LinkedIn? Você encontrou trabalho através do LinkedIn? Deixe seu comentário.

Você vai querer saber também:

Pergunta de entrevista de emprego: por que devemos contratar você para esta vaga?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *